Você já se deu conta da qualidade dos encontros que teve e tem na sua vida?
Pense na palavra encontro como o ato de se juntar a alguém. Como tudo na vida, a experiência de um encontro pode ser incrível, mas pode não significar nada ou até mesmo ser bem traumático. Aqui, me refiro àquele tipo de encontro que tem o poder de encantar e alegrar as pessoas quando convergem e se juntam pelo que têm de melhor. Chamo este fenômeno de encontro luminoso, porque nele, as pessoas interagem conectadas à sua essência, que é o que as faz brilhar.
Mas o que significa conectar-se à sua essência?
Significa entrar em contato com aquilo que você é essencialmente, com aquilo que te move, te importa e te dá o sentido de viver. Conectar-se à sua essência, significa aceitar-se e encantar-se por quem você é. Não para impressionar outras pessoas ou sentir-se superior (o que é uma ilusão), mas pelo seu jeito único de ser, pelo seu brilho-próprio e sua missão por aqui. Significa, também, confiar na sua intuição, uma vez que as respostas estão todas dentro de você.
Para que a conexão com a sua essência aconteça, é fundamental que você pratique o autoconhecimento. Através dele, você aprende a se desconectar do julgamento e das expectativas dos outros, pois à medida que vai se conhecendo por dentro, você se torna mais consciente dos seus pontos fortes, pontos fracos, limites, valores e princípios. É dessa forma, respeitando-se e valorizando-se, que você passa a atrair encontros sintonizados com a sua essência. Aliás, desconfie de qualquer tipo de tratamento que te dê respostas que só você é capaz de acessar. Uma boa psicoterapia deve, acima de tudo, te apresentar ferramentas e iluminar a investigação sobre a sua existência.
Estar num mundo incerto, caótico, com inúmeras ofertas e informações que te trazem a sensação de estar sempre devendo e longe de alcançar uma vida ideal, é assustador e angustiante. Isso porque é um cenário que tem o enorme poder de nos catapultar da nossa essência se não prestarmos atenção. Por isso é tão urgente escutá-la. Quando algo de tira do eixo, recorrer à sua essência é fundamental, é o famoso “escutar o seu coração”. Conectar-se a ela é como estar diante de uma bússola, que te devolve para o caminho, para os seus valores e para o equilíbrio.
Você pode estar pensando “Como fazer isso? Não tenho tempo!”. Se você não tem tempo para fazer psicoterapia, yoga ou meditar, por exemplo, comece a praticar a atenção plena, hoje conhecida como mindfulness. Por quê? Porque ela nos convida a ficar no presente, a conhecer o poder do agora em qualquer momento. Você não precisa parar para prestar atenção, você pode agir de forma atenta. Prestar atenção, é perceber a maneira como você está sendo e agindo em uma determinada situação, seja ao celular, ao caminhar, ao comer, ao escutar ou ao se relacionar com as pessoas. Isso tem o poder de te afastar da ansiedade, por exemplo, que está ligada a uma preocupação exagerada e sem sentido com o futuro. Já parou para refletir que o futuro se constrói no presente? Atenção plena é um lindo caminho também para se autoconhecer e encontrar seu próprio ritmo. Aos poucos, você perceberá os benefícios: serenidade, calma, paz, leveza e mais clareza para lidar com os desafios da vida sem se perder.
Estando em conexão com a sua essência, você se torna capaz de viver e atrair mais e mais encontros luminosos no seu dia a dia. Pense na leveza que é poder ser você em seus relacionamentos e estar com pessoas que sejam elas mesmas, sem máscaras, de maneira respeitosa e generosa. Pense no prazer em ter conversas que complementam e agregam valores à sua vida. Caso não se veja dessa forma, procure ajuda profissional.
Em meu último livro, ‘Lume e Pipa’, a história retrata literalmente um encontro luminoso, pois as personagens interagem conectadas por seus brilho-próprios. Com isso, sentem-se encorajadas a levarem uma mensagem para todo o planeta. A mensagem de que podemos iluminar o mundo despertando pessoas para serem elas mesmas, pois quando isso acontece, tudo ganha sentido. É sempre possível aumentar o seu brilho-próprio, para isso, é preciso fazer essa escolha.
Eu fico por aqui e te desejo muitos encontros luminosos, a começar pelo seu encontro com a sua essência, que é única e valiosa.