O poder da respiração

26 de Outubro de 2022

Você pode passar horas, dias e até anos sem perceber a maneira como se dá a sua respiração, mesmo sabendo que ela é essencial para a sua sobrevivência. É ou não é? O incrível é que, além de nos manter vivos, ela está completamente relacionada à nossa saúde e qualidade de vida que levamos.

Sabia que a palavra 'psique' significa alma ou espírito e, também, respiração? Isso diz muito sobre o poder que ela tem sobre nós e, ao mesmo tempo, sobre o que podemos exercer sobre ela.

Durante o dia, inspiramos e expiramos cerca de 20 mil vezes, mais ou menos, sete milhões de respirações por ano! Quantas dessas vezes você se dá conta disso? Quantas dessas vezes você percebe a maneira como está respirando?

Respirar é um dos nossos movimentos involuntários. Não precisamos nos preocupar com ligar e desligar a nossa respiração. Ela simplesmente acontece enquanto estamos vivos. Aliá, é ela que nos mantém vivos! A boa notícia é que podemos alterá-la conscientemente, para melhor.

Ao focar em sua respiração, você vive a experiência do momento presente. Dessa forma, não só cria condições de perceber melhor o que o seu corpo está sentindo e necessitando, assim como se dá conta da sua saúde mental. Respirar é conectar-se, é expandir a consciência.

No entanto, costumamos prestar atenção em nossa respiração quando algo sai errado ou quando ficamos muito ansiosos e, nesse caso, a própria respiração se torna foco de temor. Não por acaso, a palavra ansiedade se origina do latim, estreito; que nos aperta e sufoca, gerando aflição e angústia.

A respiração impulsiona tudo o que fazemos, por isso merece atenção e cuidado. Por exemplo, quando respiramos lentamente e prolongamos a expiração, enviamos sinais ao cérebro que faz com que o batimento cardíaco se desacelere, promovendo uma sensação de calma e intensificação da nossa energia. Não é à toa que a respiração é porta de entrada para muitas outras técnicas de autoconhecimento. Meditação, hipnose e yoga são exemplos de como respirar com consciência nos leva a um estado único em que o momento presente é o que realmente importa.

Ela traz muitos outros benefícios, como: redução de dor, redução do estresse, diminuição de ansiedade; melhora o desempenho das funções cognitivas como memória, atenção e foco; contribui para um sono de qualidade e para a regulação das emoções.

Quando colocamos a nossa atenção na respiração, permitimos que o foco passe das áreas “dolorosas” e vá para o ar que entra e sai do nosso corpo; afastamos as narrativas que nos deixam preocupados, ou da dor física, e ficamos no presente. Ao invés de se preocupar com o futuro e passado, aprendemos a observar o que o corpo está precisando e sentindo no momento.

Quando você observa a sua respiração, diminui as chances de agir e reagir por impulso e aumenta a possibilidade de entender o que está sentindo, além de perceber o que está ou não sob seu controle. Isso te permite ter mais domínio sobre suas emoções e escolhas. Quando a mente e o corpo estão conectados, o corpo relaxa e a mente flui.

A maioria dos seus pensamentos são distrações do que realmente importa. A maioria deles são preocupações com coisas que ainda nem aconteceram ou que já passaram. O foco na respiração lhe permite escolher como lidar com suas emoções e entender se o que está sentindo é real ou apenas algo criado por você.

A respiração é um processo de descanso tanto para o corpo como também para a mente. Quando isso acontece, o corpo muda a intensidade das ondas cerebrais possibilitando um estado de relaxamento total. Uma delas é a onda Alpha que promove calma, num estado menos alerta, contribuindo para a integração corpo e mente.

O melhor de tudo é que toda e qualquer pessoa pode respirar a qualquer momento e em qualquer lugar. Ao se voltar para a sua respiração, você se liberta de uma condição de espectador(a) das suas emoções e passa a controlar como vai se comportar à medida que desafios aparecem.

Quando você muda o seu padrão de respiração, muda a forma como pensa e sente, se conecta com si mesma(o) e com os outros de maneira mais leve e saudável. É claro, que nem sempre é possível começar essa jornada sozinha(o), pois a respiração pode mexer profundamente com o nosso estado emocional. É preciso cuidado. Caso seja o seu caso, não hesite em procurar o serviço de uma boa psicoterapia que possa te acompanhar amorosamente. De qualquer maneira, observar a sua respiração já um grande passo! Afinal, como disse anteriormente, respiração e alma, têm a mesma origem. E nada melhor do que vivê-las em harmonia.