Resiliência

07 de Julho de 2021

Me arrisco a dizer que essa foi uma das palavras mais pronunciadas nos últimos anos. Diante dos vários desafios que a vida apresenta, é natural que se busque soluções que auxiliem a manter o equilíbrio para seguir em frente. E é aí que surge a oportunidade de desenvolver a resiliência. Mas o que significa resiliência?

Para desenvolver o raciocínio sobre a nova perspectiva, quero primeiro trazer o significado da palavra resiliência no dicionário. Resiliência é a propriedade dos corpos que voltam a sua forma original depois de terem sofrido deformação ou choque. Ao trazermos o conceito de resiliência para o comportamento humano, definimos como a capacidade de quem se adapta às intempéries, às alterações ou aos infortúnios ou a tendência natural para se recuperar ou superar com facilidade os problemas que aparecem. A palavra resiliência se origina do latim resilire, que significa voltar atrás, ao estado anterior. Mas será que é possível voltar ao estado anterior depois de passar por alguma adversidade?

Quero trazer um novo olhar sobre a resiliência para refletirmos juntos. Imagina se você conseguir liberar as crenças que te limitam e impedem de superar um desafio e substituí-las por outras que te encorajam a seguir em frente? E se você, ao se deparar com um desafio, ao invés de ter uma postura rígida e resistente, passar por ele com fluidez e a aceitação de que o que te acontece pode ser a mola propulsora para a conquista de algo que você tanto deseja? Percebe o quanto a sua capacidade de lidar com as adversidades pode se desenvolver de uma outra forma quando se tem essa nova perspectiva?

A Dra. Edith Grotberg, cientista sênior do Civitan International Research Center, da Universidade do Alabama, autora do livro “A resiliência no mundo de hoje”, comprovou através de seus estudos que se o indivíduo trabalhar para romper uma determinada crença que o limita e desenvolver um novo sistema de crenças fortalecedoras, ele pode entrar em uma nova condição, na qual terá maior resiliência.

Uma pequena mudança de percepção já pode alterar a forma de lidar com questões que se apresentam na sua vida. Se você acreditar que “problemas são fardos” (crença limitante), é dessa forma que você irá vivê-los. Você irá carregá-los com todo o peso que representam para você. Mas, se você substitui essa crença por “problemas são oportunidades de crescimento” (crença fortalecedora), passará por eles levando adiante apenas os aprendizados.

O processo da resiliência

Resiliência vai muito além de passar por desafios e conseguir se recuperar. Se você focar apenas na recuperação após o desafio, a tendência é que você se desligue do processo. E ao se desligar do processo você perde a oportunidade de desenvolver novas habilidades, de treinar novos olhares e de descobrir a força que mora dentro de você.

Um ponto importante a ser considerado no desenvolvimento da resiliência é a capacidade de aceitar os desafios da forma como eles se apresentam, sem resistir e sem fugir deles. Ao compreender que todas as situações que você vive têm alguma função, você amplia o seu olhar e consegue enxergar além do obstáculo. E é nesse momento que você encontra novas formas de resolver problemas e desenvolve novas habilidades, que muitas vezes duvidou que pudesse desenvolver.

A flexibilidade diante das situações é uma característica marcante das pessoas resilientes. Ao se depararem com um grande desafio, as pessoas que fluem com a vida e ao longo do processo encontram formas de lidar com as questões que se apresentam, tendem a se reerguer não apenas com mais força, mas também com novos aprendizados. Mas, aquelas que se enrijecem e resistem ao desafio, tendem a focar no problema, sofrem mais e muitas vezes não encontram a solução por não ampliarem o olhar e não se abrirem para os aprendizados que o processo proporciona.

Caminhos para desenvolver a resiliência

Algumas situações, como a pandemia, por exemplo, acontecem para todos. Porém, é a forma de passar por elas que diferencia umas pessoas das outras.

De que forma e quais são os melhores caminhos para desenvolver a resiliência?

É importante destacarmos alguns comportamentos que podem te ajudar a ser mais resiliente e assim conseguir viver as adversidades de forma mais leve e com maior aceitação.

Ao desenvolver a inteligência emocional você conseguirá administrar melhor as suas emoções e com isso ter maior capacidade de se manter sereno diante de um problema.

Cuide da sua autoestima. Ao se sentir seguro das suas capacidades para resolver um desafio, você aumentará as chances de passar por ele de forma mais tranquila e com mais consciência de cada passo a ser dado.

Exercite o desapego e entenda que o que está na sua vida hoje pode não estar amanhã. Tudo passa. Libere o que tiver que ir embora e abra-se para o que chegar. É nesse processo que você entra no fluxo da vida e fortalece a sua resiliência.

Tente não julgar os acontecimentos. Ao definir uma situação como boa ou ruim, você perde a oportunidade de vive-la por inteiro e de aproveitar tudo o que ela pode te oferecer.

O esforço é necessário, mas o sacrifício não. Certifique-se de você está se esforçando e dando o seu melhor. O esforço é energia concentrada que te ajuda a seguir em frente. O sacrifício é peso que te paralisa.

Troque a palavra “difícil” por “desafiador”. Parece bobo, mas a nossa mente entende que algo que é difícil você não consegue resolver. Isso tem a ver com crenças que adquirimos ao longo da vida. Mas o que é desafiador é possível superar. Com essa pequena mudança o foco sai do problema e vai para a solução.

Quando tudo parecer pesado demais, quando sentir que saiu do seu eixo, pare alguns minutos e silencie. Feche os olhos, respire profundamente e perceba que nesse momento, aqui e agora, está tudo bem. Você está viva(o). E você não é o problema. Como disse Robert Adams, um mestre espiritual americano, “esse segundo em que você vive agora está certo, do jeito que está. Não há nada de errado com este segundo. Esse segundo é a perfeição, a consciência pura, a realidade última. Mas nós não vivemos no segundo. Nós vivemos no passado ou no futuro. É por isso que os problemas surgem. Mas neste exato momento, exatamente neste segundo momento, tudo está bem, extremamente bem.”.

Lembre-se, os desafios não acontecem com você, mas para você.

Invista todos os dias no seu autoconhecimento. Para viver com resiliência, você precisa estar em conexão com a sua essência para seguir sua bússola interna, que sabe exatamente o que você dever fazer e para onde deve seguir.