Quando estamos na correria do dia a dia, a falta de atenção no momento presente passa despercebida. Muitas das tarefas que executamos acontecem no automático por estarmos programados e preocupados com o fazer e o obter resultados. Além disso, somos bombardeados por distrações e estímulos constantemente. Não é à toa que o mindfulness tem estado sob os holofotes, pois trata-se de uma prática que nos conscientiza da importância de cada momento vivido no presente.
É normal estarmos distraídos com nossos pensamentos durante boa parte do dia. Grande parte deles direcionada ao que aconteceu no passado ou no que pode vir a acontecer no futuro. E o presente nos escapa entre os dedos.
Essa tendência de estarmos com a mente a mil por hora afeta a nossa vida pessoal e profissional. E o mundo tem evidenciado isso vide a quantidade de pessoas com sintomas, transtornos e doenças. Ao não vivermos atentos ao presente, nossas conquistas e felicidade sofrem, muitas vezes, graves prejuízos.
Mindfulness: o que é?
O mindfulness nada mais é do que a prática de estar 100% no momento presente. Ou seja, estar o mais consciente possível e focar sua atenção em cada detalhe, situação e movimento. Com isso, as distrações, pensamentos externos e sentimentos estranhos não ganham espaço.
Mindfulness é um exercício constante e extremamente intencional. Ele tem como objetivo conectar a ação, pensamento e sentimento. Ao utilizarmos essa técnica estamos trabalhando a disciplina da mente e dando foco ao que nos interessa.
Quais são os benefícios?
A técnica do mindfulness pode, e deve, ser aplicada tanto na vida pessoal quanto na profissional. É utilizada por todos aqueles que têm o interesse de melhorar o desempenho e performance, em qualquer esfera da vida que queiram. Alguns dos benefícios: diminuição dos pensamentos tóxicos e negativos; melhora dos relacionamentos pessoais; redução do estresse e da ansiedade; melhora a capacidade de concentração; maior controle emocional, portanto ajuda a desenvolver a inteligência emocional; promove a empatia; e aprofunda o autoconhecimento. Não importa a esfera em que você aplicar, os benefícios podem ser observados quase que imediatamente.
Vale ressaltar que essa técnica é uma vertente entre diversos tipos de terapias. Podendo ser utilizada no tratamento da síndrome do burnout, que atinge cada vez mais cedo as pessoas, e até mesmo em casos de depressão. O mindfulness não substitui nenhuma etapa do tratamento psicoterapêutico, trata-se de uma prática meditativa que pode ser incorporada a qualquer momento na vida de qualquer pessoa.
Praticando mindfulness
Existem diversas técnicas para praticar o mindfulness durante a rotina do dia a dia. A mais simples é a atenção à respiração. O objetivo desse exercício é perceber o caminho que o ar faz no seu corpo. Sentir o momento em que ele entra, enche seus pulmões, e sai. Essa atenção no ritmo da inspiração e respiração é uma das formas mais fáceis de focar no momento presente. O melhor dessa técnica, é que ela pode ser feita em qualquer momento do seu dia, e em qualquer lugar.
Uma outra forma de colocar em prática a atenção no momento é durante a alimentação. Muitas vezes acabamos passando uma refeição inteira no celular, assistindo televisão ou conversando com alguém. No final das contas, não damos importância ao que estávamos ingerindo, muito menos, à qualidade da nossa relação com a comida. Repare nos cheiros, cores e textura. Vivencie a mastigação, as sensações e até mesmo emoções que chegam; foque no trabalho que o seu corpo está fazendo para transformar aquele alimento em energia para você viver.
Passamos por vários momentos da nossa rotina no piloto automático. Alguns exemplos são a hora de ir ao banheiro, tomar banho, calçar um sapato…para onde o seu pensamento vai quando está executando essas atividades? Use esses momentos do seu dia para estar focada no presente, em cada gesto e intenção. A próxima vez que for escovar os dentes perceba onde a escova está limpando, qual lado do dente ela está tocando; qual o sabor da pasta de dente. Observe o ambiente, o barulho da água caindo da pia, a cor da toalha de rosto… Essas são pequenas ações que podem te ajudar a levar o foco para o que está acontecendo e, consequentemente, te trazer mais calma e leveza mental.
Desfrute o momento
A vida é uma só. No entanto, por muitas vezes nos afundamos em problemas deixando de aproveitá-la da melhor forma. Ao mantermos a atenção no momento presente, afastamos pensamentos que não tem a ver com o que está acontecendo no agora, otimizando nossa maneira de pensar e agir. Isso porque abrimos espaços na mente. Consequentemente, experimentamos a serenidade e a descoberta de soluções simples para o que parecia um emaranhado incompreensível.
Estamos em um mundo onde a todo momento somos bombardeados com distrações, mensagens, notificações, likes, ligações… Por isso, mais um motivo para estarmos atentos e não nos desviarmos daquilo que realmente nos importa.
O mindfulness pode ser realizado por qualquer pessoa e em qualquer momento e lugar, mas caso esteja com dificuldades busque ajuda profissional. Uma boa orientação te ajudará a exercitar a atenção plena e te fará notar muito rapidamente os benefícios gerados em sua vida. Isso é viver intensamente!