Terapia Online: Pré e Pós Pandemia

23 de Março de 2022

Esses últimos anos têm sido marcados por diversas dificuldades devido à pandemia e ao distanciamento social. A liberdade passou a ter novos significados e com isso a demanda por serviços alternativos aumentou. A terapia online, que por muito tempo foi algo evitado e deixado de lado, hoje ganha cada vez mais adeptos.

Medos, inseguranças, convivência familiar intensa, novas formas de se relacionar e sentimentos à flor da pele. Essas questões foram algumas das dezenas de temas que fizeram com que a procura por profissionais de psicologia tivesse um aumento significativo. A terapia online veio como uma ferramenta extremamente importante em um período tão desafiador e doloroso.

Os profissionais de diversas áreas tiveram que se reinventar durante a pandemia do Covid-19. A terapia online, que até então era apenas utilizada em casos pontuais, tornou-se uma realidade comum e possibilitou um maior suporte num momento adverso. E não para por aí, muitos profissionais começaram a produzir conteúdos de vídeos, podcasts e e-books. Além de diversos aplicativos que surgiram para auxiliar no controle de estresse e ansiedade.

A Pandemia:

O Coronavírus trouxe uma sensação de angústia coletiva. Esse sentimento se manifestou não só apenas em pessoas que já tinham acompanhamento psicológico, mas também naqueles que até então não tinham nenhuma queixa. A ansiedade e depressão triplicaram comparados ao período pré-pandêmico. Esses sintomas parecem estar se espalhando cada vez mais, assim como o vírus durante a pandemia.

A busca por um apoio profissional não era tão comum até então. A saúde mental ganhou destaque à medida que pessoas começaram a expor mais suas questões e ganhar apoio social. Ainda que os efeitos da pandemia no emocional das pessoas seja imensurável, podemos dizer que esse cuidado e aceitação com a saúde mental com certeza é um dos pontos positivos.

Dados:

De acordo com o Google trends, antes da pandemia, o pico de pesquisa por psicólogos no Brasil teve seu pico na primeira quinzena de setembro de 2019. Contudo, esse número foi superado por muito já nos primeiros meses do Covid-19. Na última semana de março e primeira de abril de 2020 a busca por terapia online aumentou em 88%.

Esse aumento no número de procuras se deu principalmente pelo fator medo. O receio de contrair a doença e também o temor em relação ao distanciamento social causou uma sensação de aprisionamento. Essa sensação vivida por milhares de pessoas acabou contribuindo para o apelo à terapia online.

Tendência dos atendimentos online continuará:

Ainda que a vida esteja aos poucos voltando ao normal, a tendência é que essa nova forma de psicoterapia seja adotada de vez. Essa ferramenta, que continua em expansão ganha cada vez mais adeptos por alguns fatores:

Praticidade

A nossa vida está cada vez mais cheia de atividade, ocupando quase todo o nosso dia. Muitas vezes, a distância entre um lugar e outro e o tempo de deslocamento são muito grandes. Por isso, a terapia online passa a ser uma ótima possibilidade para aqueles que têm pouco tempo livre em suas rotinas. O desgaste do trânsito e energia são poupados neste atendimento que pode ser feito de qualquer lugar que tenha conexão à internet.

Facilidade

Com uma agenda lotada, essa opção de atendimento pode ser realizada no próprio local de trabalho ou no conforto de casa. A otimização do tempo facilita e faz uma grande diferença no dia-a-dia. Possibilitando até consultas com profissionais de outras cidades e até mesmo países.

Horários acessíveis

Já que o tempo de locomoção não é mais uma questão, fica possível realizar a terapia online em horários bem mais flexíveis. O horário de almoço tem sido usado por muitos profissionais que até então não tinham tempo para sessões presenciais. O final do dia, logo após chegar do trabalho, também é uma boa opção para quem sai cedo e chega tarde em casa.

Conclusão:

O atendimento psicológico presencial sempre terá espaço e inclusive há pessoas que prefiram dessa maneira. Contudo, a pandemia apresentou essa possibilidade à distância e muitas pessoas viram isso como uma ferramenta para seus dias corridos. A maioria dos profissionais hoje entendem a importância de disponibilizarem seus serviços tanto na forma presencial quanto online.

As coisas têm voltado ao normal e a rotina fora de casa sendo adotada novamente. Contudo, a facilidade da terapia online veio para ficar. Em tempos em que a distância física dominava, essa forma de terapia foi a salvação para muita gente. O ganho que a saúde mental tem com isso é imensurável, e essa ferramenta se torna ainda mais necessária no mundo de hoje.