Qual o poder da autorresponsabilidade?

14 de Abril de 2021

Costumamos observar o mundo e guiar nossas ações de acordo com crenças e padrões internalizados ao longo da vida. É natural que seja assim, uma vez que faz parte do nosso funcionamento orgânico buscar um modo econômico de funcionar. Como raciocínios novos exigem mais do cérebro, passamos boa parte da vida dando respostas automáticas aos eventos que nos acontecem. Para despertarmos, nada melhor do que o autoconhecimento, um processo que nos demanda autorresponsabilidade.

Entendendo a autorresponsabilidade

Autorresponsabilidade é a capacidade de responder pelos próprios comportamentos, conflitos emocionais, escolhas e atitudes. É aceitar que você é a única pessoa capaz de mudar a sua forma de olhar e de lidar com a vida, mesmo que o controle esteja fora de suas mãos. Sim, não temos o controle sobre muitos acontecimentos, isso é fato, mas podemos aprender a ter domínio sobre a nossa reação diante deles.
Por exemplo, se na infância você ouvia seus pais dizerem que era uma pessoa desorganizada, acreditou e ainda acredita nisso, provavelmente costuma atrair situações que confirmam essa crença. Porém, como pessoa adulta, você pode escolher mudar esse olhar sobre si e experimentar novos cenários em sua vida. Isso é autorresponsabilidade.

Autorresponsabilidade e autoconhecimento

Nó criamos a realidade. As decisões de hoje, sejam elas conscientes ou não, determinam o futuro. Por isso, o autoconhecimento é imprescindível. Quanto mais nos conhecemos mais nos tornamos capazes de enxergar o contexto que estamos vivendo e a melhor forma de lidar com ele.
Segundo Jean Paul Sartre, “não importa o que fizeram com você, mas o que você faz com aquilo que fizeram com você”. Ao adotarmos essa perspectiva, trazemos para as nossas mãos a bússola da vida. Percebemos que por pior que seja a situação, é possível escolher de que forma queremos vivenciá-la.
As coisas não acontecem COM você, elas acontecem PARA você. Ou seja, são sempre oportunidades de aprendizado e crescimento.

Eu e o outro

Ao sermos autorresponsáveis nos beneficiamos individual e coletivamente, pois passamos a entender que somos partes de um todo. Consequentemente, escolhemos não reclamar e nem apontar culpados quando algum problema se apresenta e, sim, focar na sua solução. Esse é o poder da autorresponsabilidade.

A partir do momento em que deixamos de projetar nos outros a responsabilidade por nossas frustrações e insatisfações, tomamos as rédeas das nossas vidas nas mãos, conduzindo-as com mais simplicidade e leveza. Mais do que isso, passamos a perceber o quanto podemos contribuir para a construção de um mundo melhor.