Pessoal e Profissional: como equilibrar?

13 de Agosto de 2021

Você consegue separar o “pessoal” do “profissional”? Confesso que essa ideia de separação não me agrada, pois reforça a necessidade de assumirmos personas diferentes para cada papel que interpretamos na vida.

A busca por equilíbrio é uma dança entre desejos e necessidades, prioridades e limites. Mas como conseguir identificá-los se você assume personagens diferentes em cada situação?

É comum encontrarmos pessoas que têm comportamentos diferentes nos âmbitos pessoal e profissional ou que agem em casa como se estivessem no trabalho e vice-versa. Isso acontece porque a maioria acredita que precisa atender às demandas da sociedade e, muitas vezes, negligenciam suas próprias demandas deixando de lado seus valores, seus sonhos, suas prioridades.

Bons resultados são frutos de dedicação, persistência e consistência no processo. E para que isso aconteça é necessário estar inteiro em cada situação da vida. Como ser um bom profissional se sua vida está um caos? Como se sentir bem e tranquilo com a sua família e em seus momentos de lazer se as questões do trabalho te atormentam o tempo todo?

A pandemia e o novo olhar sobre o equilíbrio

A pandemia nos colocou de frente com nossos diversos papeis ao mesmo tempo, no mesmo lugar. De repente, todos estavam juntos no mesmo ambiente, dentro de casa - mãe / pai, esposa / marido, profissional, dona (o) de casa, faxineira (o), cozinheira (o), professor (a) etc. É como se estivéssemos em uma peça de teatro e a casa tivesse virado o palco. Nos intervalos, mudamos o cenário. Casa, empresa, escola, lazer. Tudo isso mudando apenas de cômodo, quando não no mesmo cômodo.

Esse contexto trouxe junto com o medo, a ansiedade e a tristeza, muita reflexão para a maioria das pessoas. E a principal delas foi a necessidade de buscarmos o equilíbrio na vida. Não na “vida profissional” e na “vida pessoal”, mas na vida em sua integralidade, que engloba ambas. Foi preciso entrar em contato com os nossos limites, seja com relação a nós mesmos ou com relação ao outro, para que pudéssemos ter o mínimo de equilíbrio no trabalho, com a família e com todas as atividades que precisavam ser realizadas no dia a dia.

Algo que era feito no piloto automático, sair de um papel e entrar no outro, teve que ser repensado e ressignificado. Não há mais fronteiras definidas. Trabalho e casa se misturaram. Como dar conta de tudo? Tentar dar conta de tudo, muitas vezes, é o que pode desencadear um desequilíbrio.

Definir prioridades para colocar limites

Em alguns momentos você irá se deparar com situações em que precisará fazer escolhas. Terminar um relatório ou levar seu filho com febre ao médico? Atender a um chamado de última hora do seu chefe ou dar uma pausa para sua aula de yoga. Assistir a uma palestra que será importante para seu crescimento pessoal e, consequentemente, profissional ou atender a um chamado do seu filho, que pode esperar um pouco. Em todas essas situações é preciso ter clareza, tranquilidade e muita conversa para que todos entendam e respeitem os limites de cada um e para que haja harmonia nas relações.

E como definir suas prioridades? Mais uma vez, volto ao ponto inicial de quase todas as nossas “conversas” aqui: o autoconhecimento. Sim, ele é o caminho para boas escolhas, para o equilíbrio e a harmonia em todas as áreas da nossa vida.

Autoconhecimento: o caminho para uma vida equilibrada

No que você se baseia para fazer as suas escolhas? Pare um momento e reflita sobre a sua situação hoje. O que te trouxe até aqui? Você está satisfeito nesse lugar? Você consegue ser você mesmo, sem precisar atuar para ser aceito, reconhecido ou admirado no trabalho, pela família, pelos amigos?

Se você tem clareza de quem você é, de quais são os seus valores, de que suas escolhas estão alinhadas com a sua essência, é natural que você viva uma vida mais fluida e equilibrada em casa, no trabalho, com a família, com amigos e até mesmo quando está em momentos de solitude.

Estabeleça, todos os dias, horários para entrar com contato com você. Faça pausas entre uma atividade e outra e perceba como está a sua respiração, ela diz muito sobre suas emoções. Sinta e identifique se a atividade que está realizando está te trazendo bem-estar ou se está te tirando do eixo. Esses sinais podem te ajudar a saber o momento de parar e o de seguir em frente. E assim você vai se (re)conhecendo e entendendo de que forma organizar melhor a sua rotina e o tempo de dedicação a você, à família, ao trabalho, aos amigos e ao que mais quiser realizar

Sugestões para exercitar o equilíbrio

Resista à tentação de trabalhar após o horário estipulado por você. Abra exceção apenas se for realmente necessário. Se você se dedicar ao autoconhecimento, saberá em que momentos atender às exceções.

Planeje seu dia considerando sempre intervalos entre as atividades para que seu cérebro entenda a mudança e para que você esteja inteiro em cada uma delas.

Converse com seus gestores, seus pares e sua equipe e estabeleça combinados. A clareza na comunicação evita mal-entendidos e atritos que podem atrapalhar seu trabalho e aumentar o tempo dedicado a ele, interferindo nas outras atividades. Se você trabalha sozinho, faça combinados com você mesmo.

É importante conversar e estabelecer combinados com a sua família também. Da mesma forma que no trabalho, é preciso ser claro quanto aos compromissos e horários que devem ser respeitados, principalmente no modelo de home-office. Muitas interrupções podem atrapalhar tanto o trabalho como as outras atividades.

Dedique tempo a você e não renuncie a isso. Priorize-se. Não ceda à tentação de atender ao chamado dos outros ao invés de atender o seu. Claro que no caso de uma emergência é preciso ter bom-senso. Mas, pessoas com autoconhecimento são seguras para decidirem o que fazer nessas situações.

Se algo sair diferente do planejado, aceite e administre na medida do possível. Isso pode acontecer com mais frequência do que você imagina. Seja flexível e siga o fluxo.

Esteja presente em cada atividade. Dedique-se a cada uma delas com foco e atenção. Se sua mente te levar para outro lugar, pause e preste atenção, por alguns segundos ao fluxo da sua respiração. Ela te ajudará a trazer o foco para o aqui e agora.

Seja em casa ou no trabalho, saiba que não há maior bem-estar do que ser quem você é na sua essência. Permita-se Ser!